top of page

PIBID sem cortes

PIBID NÃO TERÁ CORTES

Durante reunião com os reitores, parlamentares e entidades da área de educação, o secretário-executivo do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Couto, garantiu que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) será mantido.

Segundo ele, o programa será ainda mais valorizado e não terá cortes. "Queremos otimizar o processo, alcançando mais escolas de forma integrada e sem cortes", disse.

Para a senadora Fátima Bezerra, o Ministério da Educação, mais uma vez, ressaltou seu compromisso com o programa por sua importância para a educação básica brasileira. "É mais um passo que estamos dando na manutenção e no fortalecimento do programa. É importante que todos os passos sejam com base no diálogo e com a participação de todas as entidades", salientou.

A presidenta do Fórum Nacional dos Coordenadores Institucionais do PIBID, Alessandra Santos de Assis, também ressaltou a importância do diálogo na criação de novos editais e na reestruturação do programa. "Enxergamos alguns pontos que precisam passar por correções; por exemplo, a questão do acompanhamento. As mudanças não podem ser feitas de forma unilateral. É preciso ter a participação de todos", afirmou.

No final da reunião, o MEC decidiu colocar em prática um grupo de trabalho para analisar o fortalecimento do PIBID, bem como estudar a edição do novo edital, previsto para ser lançado nos próximos meses, até que sejam ouvidas as entidades. A senadora Fátima e o deputado Waldenor Pereira serão os representantes do Congresso no grupo de trabalho.

Para a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e representante da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Angela Paiva, a criação do grupo é importante para fortalecer o programa. "Juntos podemos fazer um PIBID melhor", defendeu.

A reunião contou também com a participação do secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Jesualdo Pereira Farias; dos deputados Waldenor Pereira e Pedro Uczai; dos senadores Ângela Portela e Dalirio Beber; do reitor Pedro Fernandes (UERN); e de representantes do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - CONIF, da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais –ABRUEM e do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras-CRUB.


bottom of page